Asteroide 2024 PT5

Minilua vai entrar na órbita da terra nos próximos dois meses

Asteroide, batizado como 2024 PT5, foi observado pela 1ª vez em agosto

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/09/2024 às 11:45.

(Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Terra ganhará uma “segunda lua” a partir do dia 29 de setembro conforme um estudo publicado pela AAS (Sociedade Americana de Astronomia – em tradução). De acordo com a pesquisa, um asteroide identificado como 2024 PT5 será capturado pela força gravitacional do planeta em que vivemos e permanecerá em órbita até o dia 25 de novembro, quando conseguirá “escapar”.

O asteroide foi descoberto em 7 de agosto por um equipamento do Atlas (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), da Nasa, na África do Sul, e possui dez metros de largura. Após análises da órbita do astro, foi constatado que o objeto seria capturado pela Terra durante um período de 57 dias.

Para o site “Space”, Carlos de la Fuente Marcos, professor da Universidade Complutense de Madri e autor da pesquisa, contou que o asteroide é proveniente do cinturão de Arjuna, que está a uma distância média de 150 milhões de quilômetros do Sol.

Conforme o pesquisador, o asteroide não será visível da Terra por conta de seu tamanho. “O objeto é muito pequeno e escuro para telescópios e binóculos amadores típicos”, afirmou de la Fuente Marcos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por