dever de cidadã

Ministra Carmen Lúcia vota em Belo Horizonte e reforça importância de democracia ativa

Presidente do TSE destaca papel do Judiciário e da imprensa na preservação democrática durante segundo turno das eleições municipais

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/10/2024 às 08:50.
 (Divulgação TSE)
(Divulgação TSE)

A ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou na manhã deste domingo (27) no Colégio Santo Agostinho, localizado na zona sul de Belo Horizonte, Minas Gerais. A ministra chegou com antecedência e aguardou alguns minutos na porta da escola antes de atender a imprensa, enfatizando a importância de um Judiciário independente e de uma imprensa livre para a efetivação da democracia.  

“Sem um judiciário independente e uma imprensa livre, a democracia não acontece”, declarou Carmen Lúcia em rápida coletiva. O voto da ministra ocorre no contexto do segundo turno das eleições municipais de 2024, em que mais de 33 milhões de eleitores brasileiros estão aptos a comparecer às urnas. Na capital mineira, a disputa é entre Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL).  

No sábado (26), em pronunciamento transmitido em rede nacional, a presidente do TSE dirigiu-se aos eleitores das 51 cidades onde ocorrem as votações. Ela ressaltou a importância da participação popular no pleito, evocando os esforços históricos pela conquista da democracia no país.  

“Sua participação é fundamental pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo”, disse Carmen Lúcia, ao encorajar o exercício consciente do voto.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por