Temido por uns, amado por outros, o horário de verão, extinto em 2019, pode voltar a ser implementado no Brasil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), revelou nesta quarta-feira (11) que o Governo avalia o retorno para economizar energia diante do cenário de estiagem no país.
"É algo que está colocado na mesa, mas não há uma definição. Depende do índice pluviométrico (chuvas). No momento de escassez hídrica, como vivemos no Brasil, quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada. Então, estamos na fase de avaliação da necessidade ou não de horário de verão”, disse.
Silveira afirmou também que há outros efeitos da volta do horário de verão a serem considerados, como a questão econômica.
Fim do horário de verão
O horário de verão vigorou no país de 1985 a 2018. Em 2019, a medida foi extinta pelo então presidente Jair Bolsonaro.
O adiantamento do relógio em 1 hora entre, os meses de outubro e fevereiro, tinha o objetivo de aproveitar melhor a luz natural e reduzir a concentração do consumo no horário de pico, entre 18h e 20h.
Horário de verão foi extinto em 2019 (MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)