Lembrando o 'Rei'

Morte de Pelé ganha as manchetes dos principais jornais do mundo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/12/2022 às 18:50.
Atualizado em 29/12/2022 às 18:51

O jornal britânico The Guardian chama Pelé de 'lenda do futebol' (Theguardian.com / Reprodução)

Não apenas o Brasil está triste com a perda do ex-craque Edson Arantes do Nascimento, nosso eterno Pelé, nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Insraelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), devido a uma falência múltipla dos órgãos. Praticamente todos os grandes veículos de comunicação do mundo publicaram manchetes relacionadas ao ex-atacante do Santos e da Seleção.

O jornal americano The New York Times traz como chamada: “Pelé, a Cara do Futebol no Mundo, morre aos 82. A notícia trata o ex-atleta como um tesouro brasileiro que alcançou o reconhecimento internacional e ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos.

No Reino Unido, o jornal The Guardian chama Pelé de “vencedor da Copa do Mundo e lenda do futebol”. O periódico chama o “Rei” de virtuoso, cuja “habilidade cativante e atletismo garantiram que fosse universalmente considerado um dos maiores jogadores de futebol”.

A manchete do jornal francês Le Monde cita "Rei" e lenda do futebol mundial. Para os franceses, o brasileiro foi o “monarca absoluto da bola”. “Único jogador a ter conquistado três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970”.

Os argentinos também dedicaram o dia à lembrança do nosso maior craque. O jornal El Clarín chama Pelé de “primeira grande estrela do futebol mundial”, sem entrar em conflito com o também falecido Diego Armando Maradona. “Grande entre os grandes, foi três vezes campeão mundial com a Seleção do Brasil e bicampeão intercontinental com o Santos”.

Na Alemanha, o jornal Bild estampa a frase “O Maior de Todos os Tempos – Pelé Está Morto”. O periódico alemão cita a mensagem que foi compartilhada na rede social do ex-jogador brasileiro: “Inspiração e amor marcaram a jornada do ‘rei’ Pelé, que faleceu pacificamente hoje. Ao longo de sua jornada, Edson encantou o mundo com sua genialidade atlética, parou uma guerra, prestou serviço comunitário ao redor do mundo e espalhou a cura para o nosso problema naquilo que ele mais acreditava: o amor. Sua mensagem será um legado para as gerações futuras. Ame, ame e ame para sempre”.

O jornal italiano Corriere della Sera diz apenas “adeus” ao Rei do Futebol. O periódico diz que Pelé foi um dos jogadores de futebol mais importantes da história. “Há algum tempo Edson Arantes do Nascimento – esse é seu nome no cartório – sofria de câncer de cólon; nas últimas semanas esteve internado e no dia 21 de dezembro os médicos falaram em ‘piora das condições’ devido a ‘insuficiência renal e cardíaca’”.

Na imprensa espanhola, o jornal El País também coloca na manchete a palavra “Rei” associada a Pelé. Os espanhóis classificam o ex-craque brasileiro como “perfeito” e citam os três mundiais conquistados. “O primeiro de fama planetária, morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, em decorrência de um câncer de cólon no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, como confirmou sua filha Kely Nascimento”.

A morte do nosso maior futebolista também repercutiu no Japão. A emissora NHK colocou em seu site a manchete: “'Rei do Futebol' Pelé morre aos 82 anos”. Os japoneses também lembraram que o ex-craque da Seleção Brasileira levou o Brasil a três títulos da Copa do Mundo. Justamente a qualidade em campo o transformou em “Rei”.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por