Márcio Costa Macedo

MP pede investigação de ministro de Lula por suposto desvio de dinheiro para carnaval fora de época

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
11/01/2024 às 17:09.
Atualizado em 11/01/2024 às 19:15
 (Câmara dos Deputados / Divulgação)

(Câmara dos Deputados / Divulgação)

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu uma investigação contra o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macedo (PT-SE). A solicitação se deve por possível desvio de dinheiro durante viagem a um “Carnaval fora de época” em Aracajú, no Sergipe. A informação é do blog da Júlia Dualibi, da GloboNews.

Em novembro de 2023, o ministro teria levado servidores ao Pré-Caju, evento que precede a folia em Aracajú. Na época, a número 2 da Secretaria-Geral da Presidência da República teria deixado a pasta após ter se recusado a aprovar a liberação de verba para a compra de passagens aéreas para os servidores. O próprio secretário-geral teria, então, assinado a compra.

De acordo com o blog, o MPTCU ofereceu representação com o propósito de que o Tribunal decida pela adoção das medidas necessárias a investigar possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e em desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de passagens pelo ministro.

A representação também pede que, se confirmado o desvio de dinheiro público por Macedo, ele devolva o dinheiro aos cofres públicos.

O Hoje em Dia tenta contato com o ministro e a Presidência da República. Em nota à TV Globo, a Secretaria-Geral da Presidência da República negou ter havido "tratativa sobre quaisquer passagens nem diárias de viagem entre a ex-secretária e o ministro" e afirma que a exoneração da número 2 ocorreu a pedido dela, por questões pessoais. A pasta diz ter aberto uma sindicância para apurar os fatos.

Ao UOL, o ministro afirmou que a viagem dele foi paga com recursos próprios e que o dinheiro federal gasto com assessores foi devolvido nesta quinta-feira.

Na campanha eleitoral de 2022, Márcio Costa Macedo foi tesoureiro da chapa de Lula. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por