A 29ª edição da Casacor Minas abre as portas na próxima sexta-feira (26) no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte, pouco depois do BH Shopping. Segundo a organização do evento, a maior mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas, os projetos deste ano exploram o tema “De presente, o agora”, que exalta a ancestralidade e o legado a deixar para as futuras gerações. A ideia foi lançar aos 97 profissionais envolvidos na mostra, desafios e reflexões que possam contribuir para incentivar ações capazes de transformar o nosso presente, com impacto positivo no futuro.
Profissionais de diversas áreas assinam 62 ambientes que envolveram mais de 180 empresas. O espaço que abriga os variados cenários foi ressignificado a partir do trabalho dos arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, da light designer Sônia Mendes, e do paisagista Felipe Fontes. No living center, visitantes encontram gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar.
Desde a primeira edição a Casacor Minas vem chamando a atenção para a importância de uma série de edificações que integram a paisagem urbana, como a sede do Arquivo Público Mineiro, a Casa do Conde de Santa Marinha, o Casarão da Rede Ferroviária Federal, o Palácio das Mangabeiras, a Casa Ferolla, além de vários outros imóveis comerciais e residenciais da capital.
“A cidade é um mecanismo vivo e pulsante, que vem passando por uma série de transformações. Ao escolhermos um endereço que acaba de passar por um processo de retrofit, reintegrando-se à paisagem urbana, e conquistando novos usos, estamos refletindo sobre a importância e o compromisso dos profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo no processo de reconstrução das cidades”, destaca Eduardo Faleiro, diretor do evento.
A diretora Juliana Grillo destaca que a temática contribuiu para reforçar a importância das práticas sustentáveis no mercado, destacando os cuidados com o meio-ambiente e a contribuição para a qualidade de vida das pessoas e do planeta. “Ao ocuparmos uma construção já existente, e que acabou de passar por um processo de requalificação dentro de um modelo que restaura a antiga estrutura e preserva a arquitetura original, estamos contribuindo para apresentar novos formatos de aproveitamento não apenas das áreas, mas também de parte das construções existentes nas grandes cidades, reduzindo a geração de resíduos”.
Entre as novidades, espaços com acesso gratuito
Alguns ambientes serão abertos ao público, gratuitamente, como Café Mayor, Restaurante o Extremo Park Indoor. Outros espaços, principalmente os comerciais, vão continuar em operação após a realização da mostra, que vai até 15 de setembro.. Entre eles, Barbearia e Perfumaria. Outra novidade deste ano é o retorno da Mostra 100% Minas, criada para apresentar um recorte da atual produção contemporânea do estado.
A gastronomia assume espaço significativo na programação. A começar pela confeitaria, com projeto da equipe do Pega Projeto(Gabriela Brasil, Marlon Júnior e Pedro Melo), localizada estrategicamente ao lado da bilheteria, que irá permitir que os visitantes possam usufruir das criações do buffet Célia Soutto Mayor, um dos mais antigos da cidade. A equipe do Cabernet Butiquim estará à frente do Bar de Vidro, da Paulo Campos e Sarah Floresta, da Balsa Arquitetura, com pegada bem cosmopolita, e que se estende tanto no estilo do ambiente quanto no cardápio.
A pausa para o cafezinho é no Elisa Café, com projeto de Roziane Faleiro. Quem assume novamente o bar, um dos espaços mais bem frequentados da mostra, que neste ano tem projeto de Junior Piacesi, é a equipe do Jangalito. E um sucesso que já está virando marca registrada da Casacor Minas é o espaço Restaurante, com os renomados O Chef e o Cabra, do paraibano Onildo Rocha, eleito por várias vezes um dos melhores chefs do país.