A smart TV se tornou soberana na sala (nos quartos, no escritório e até na cozinha). Afinal, os televisores inteligentes permitem acessar conteúdos de diferentes plataformas com extrema facilidade.
Fabricantes celebram todos os anos aumentos nas vendas. E no varejo de usados, as smarts de segunda mão também têm grande apelo no mercado. A OLX aponta que a TV foi o terceiro produto mais negociado na plataforma de classificados.
De janeiro a outubro de 2024, as TVs inteligentes corresponderam a 18% das vendas. E quando há muito produto circulando, sempre há o risco de cair em golpes ou levar gato por lebre. Assim, a plataforma elaborou uma cartilha para ajudar na negociação.
O primeiro ponto é saber o tamanho de sua TV. Não adianta comprar um aparelho que fique sobrando ou que seja pequeno demais. A OLX recomenda também dar preferência a marcas conhecidas, o que facilita futuros reparos e serviços assistenciais.
Características como resolução de imagem, número de portas, tipo de sistema operacional e compatibilidade com aplicativos também reduz chance de levar um aparelho limitado. Assim, a terceira dica é conferir o ano de fabricação. Modelos mais velhos podem não contar mais com atualizações.
A quarta dica é ficar atento com os preços de mercado. Confira outros anúncios do mesmo modelo e também de similares. Afinal, o barato pode sair caro.
A quinta sugestão é conferir se os acessórios originais estão inclusos e em funcionamento. Isso evita ter que sair à caça de peças fora de linha.
A sexta dica é pesquisar o histórico do vendedor e de certificar de possíveis defeitos passados no produto. E por fim, o mais óbvio, mas não menos importante: teste o aparelho e todas as funções antes de bater o martelo.