Vaticano

Papa Francisco é internado em hospital de Roma para tratar bronquite

Segundo a Santa Sé, objetivo é permitir que o líder da Igreja Católica prossiga com os tratamentos em um ambiente hospitalar adequado

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/02/2025 às 09:44.

O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado nesta sexta-feira (14) na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, para dar continuidade ao tratamento contra uma bronquite. Nos últimos dias, o pontífice apresentou dificuldades respiratórias e chegou a delegar a leitura de alguns discursos a seus assistentes.

De acordo com um breve comunicado divulgado pelo Vaticano, Francisco seguiu para o hospital logo após concluir suas audiências matinais, que incluíram um encontro com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico. O objetivo da internação, segundo a Santa Sé, é permitir que o líder da Igreja Católica prossiga com os tratamentos em um ambiente hospitalar adequado.

Para receber o Papa, a Policlínica Gemelli dispõe de um andar especialmente preparado, incluindo uma capela. A internação ocorre após o pontífice precisar interromper a leitura de um discurso durante sua audiência geral semanal, na última quarta-feira, devido a dificuldades respiratórias. "Deixem-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não consigo com a minha bronquite. Espero que na próxima vez eu possa", declarou Francisco na ocasião.

Problemas de saúde 

O pontífice, que teve parte de um pulmão removida ainda na juventude, tem enfrentado diversos problemas de saúde nos últimos anos. Desde 2022, ele utiliza uma cadeira de rodas ou bengala para se locomover devido a dores no joelho e no quadril. Além disso, já passou por uma inflamação do cólon e outros episódios de dificuldades respiratórias.

Em junho de 2023, Francisco permaneceu internado por 10 dias no Hospital Gemelli, onde foi submetido a uma cirurgia de hérnia abdominal sob anestesia geral. Mais recentemente, em dezembro, ele precisou cancelar sua participação na COP28, em Dubai, também devido a uma crise de bronquite. No final de março deste ano, o papa argentino cancelou sua participação na Via-Crúcis do Coliseu de Roma, mas conseguiu celebrar a missa da Páscoa dias depois.

Agenda intensa

Mesmo com problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda movimentada, com até 10 compromissos diários. Além das audiências, o pontífice segue realizando viagens internacionais. Em setembro de 2023, ele fez o deslocamento mais longo de seu pontificado, percorrendo Papua-Nova Guiné, Timor Leste, Indonésia e Singapura em uma jornada de 12 dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por