
O Papa Francisco fez, neste domingo (6), a primeira aparição pública no Vaticano desde que recebeu alta hospitalar há duas semanas. O pontífice, que passou mais de cinco semanas internado tratando uma pneumonia, entrou na Praça de São Pedro em uma cadeira de rodas, para saudar os fiéis que o aplaudiram.
“Bom domingo a todos. Muito obrigado”, disse o papa, que utilizava uma uma cânula nasal, usada para auxiliar a respiração.
Com 88 anos, Francisco não era visto pelo público desde que deixou o hospital em 23 de março, quando fez uma breve saudação antes de deixar o hospital Gemelli, em Roma, na Itália.
Francisco foi internado com problemas respiratórios em fevereiro deste ano. Segundos os médicos, o papa está completamente curado da pneumonia dupla, mas alguns vírus permanecem no pulmão.
Apesar de voltar ao Vaticano, ele precisa ficar em repouso por dois meses, ainda sob cuidados médicos. Tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala seguirão sendo feitos.
Encontros, principalmente com grandes grupos de pessoas, foram desaconselhados pelos médicos.
Internação do papa Francisco
O pontífice de 88 anos foi internado no hospital em 14 de fevereiro, após um surto de bronquite que o impediu de falar. Foi diagnosticada pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana (bacteriana, viral e fúngica). As três primeiras semanas da hospitalização foram marcadas por crises respiratórias, insuficiência renal leve e um forte ataque de tosse.
O papa participou de exercícios espirituais quaresmais no hospital e recebeu um bolo e centenas de mensagens desejando-lhe boa sorte no 12º aniversário de papado no dia 13 de março.
Leia mais: