Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a abertura da Campanha Maio Amarelo, durante ação realizada na manhã desta terça-feira (30), no km 524 da BR-040, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
"Durante o mês de maio, as ações educativas de trânsito serão intensificadas em todas as 17 delegacias em Minas Gerais. Os motoristas e motociclistas serão abordados e convidados a assistirem palestras e vídeos educativos sobre as condutas seguras no trânsito", informou a PRF.
As atividades contarão com a participação da sociedade civil, órgãos públicos e instituições parceiras. "Este amplo envolvimento interinstitucional reflete a seriedade e a necessidade de um esforço conjunto para reduzirmos os índices de acidentes e mortes no trânsito, que continuam a ser um desafio significativo para a segurança pública", enfatizou a corporação.
Ainda segundo a PRF, os usuários das rodovias mineiras são convidados a adotarem comportamentos corretos, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos e promovendo a cultura da paz, afinal, “A paz no trânsito começa por você”.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo surgiu em 2011, a partir da instituição, pela ONU, da década de ação para a segurança no trânsito. Desde então, o mês de maio tornou-se referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito. A cor amarela foi escolhida por representar o sinal de “atenção” nos semáforos em todo o mundo.
O Maio Amarelo tornou-se um movimento global de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é a realização, durante todo o mês de maio, de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta as questões relacionadas à segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, ampliando a conscientização para a segurança no trânsito nas mais diferentes esferas.
*Com informações da PRF