
A Operação Carnaval 2025, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre 28 de fevereiro e 5 de março, registrou 83 mortes em rodovias federais do Brasil. Apesar da redução em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 88 óbitos, o número ainda preocupa as autoridades.
O levantamento apontou um aumento preocupante nas autuações por embriaguez ao volante. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (6), 2.732 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, um aumento de 10,34% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além da queda no número de mortes (5,7%), a PRF também registrou diminuição nos seguintes indicadores:
- Feridos: 1.315 em 2025 contra 1.552 em 2024 (queda de 15,3%)
- Sinistros: 1.150 em 2025 e 1.243 em 2024 (redução de 7,5%)
- Álcool e direção: um problema persistente
Apesar dos esforços de fiscalização e das campanhas de conscientização, 2.732 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool. Desses, 128 foram presos por embriaguez ao volante, um aumento de 10,34% em relação a 2024.
Outras infrações
A PRF também registrou um alto número de outras infrações, como:
- Falta do uso de cinto de segurança (6.818)
- Falta do uso de cadeirinha para crianças (1.089)
- Ultrapassagens indevidas (7.704)
- Excesso de velocidade (53.676)
- Mudança de comportamento: o desafio principal
O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, destacou a necessidade de uma mudança de comportamento por parte dos condutores para reduzir o número de mortes no trânsito. Segundo ele, a fiscalização é importante, mas não é suficiente.
"A responsabilidade no trânsito não é exclusiva de nenhum órgão que trabalha com fiscalização. Ela é necessariamente compartilhada", afirmou Oliveira. "Enquanto a gente não tiver uma real mudança de comportamento dos condutores, esse número de letalidade no trânsito não vai ter uma mudança real", concluiu.
Estratégias da PRF
Durante a Operação Carnaval, a PRF mobilizou cerca de 3 mil policiais por dia e intensificou a fiscalização em 150 pontos críticos de acidentes em todo o país.