Primeira mulher à frente de gabinete-chave da Igreja Católica foi nomeada por Francisco; relembre
Em janeiro de 2025, o pontífice nomeou Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja
Após apresentar problemas de saúde nos últimos meses, o papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), deixando marcas importantes na Igreja Católica. Em janeiro de 2025, ele nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da igreja.
Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher ficou responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.
Em 6 de janeiro, o boletim diário do Vaticano informava designar Brambilla como “prefeita”. Um prefeito deve ser capaz de celebrar missa, um rito católico e outras funções sacramentais que atualmente só podem ser realizadas por homens.
Brambilla, de 59 anos, integra a ordem religiosa dos Missionários da Consolata e era, desde o ano passado, a número 2 do departamento das ordens religiosas. A freira substitui o reformado cardeal brasileiro João Braz de Aviz, de 77 anos.
O papa Francisco morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice Jorge Mario Bergoglio ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja", afirmou o Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.
O cardeal Farrell lembrou que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20). “O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.
*Com Vatican News e Agência Brasil
Leia mais: