Aviões da Força Aérea do Reino Unido, posicionados no Oriente Médio, abateram "vários" drones iranianos durante o ataque contra Israel, nesse sábado (13). A informação foi confirmada pelo Primeiro-Ministro britânico, Rishi Sunak.
"Esforço de colaboração internacional, no qual o Reino Unido participou, quase todos os mísseis foram intercetados, salvando vidas não só em Israel, mas também em países vizinhos como a Jordânia", disse à BBC.
Segundo o porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, "99% das ameaças lançadas contra o território israelita foram intercetadas", tendo a maioria delas ocorrido fora das fronteiras de Israel, graças à ajuda dos "sistemas [antiaéreos] israelitas" e de parceiros, como EUA e Reino Unido.
Sunak confirmou que a Força Aérea enviara aviões adicionais para a região "como parte da operação existente para combater o Daesh no Iraque e na Síria".
"O que precisamos agora é que a calma prevaleça e vamos continuar a trabalhar com os nossos aliados para evitar que a situação se agrave", disse o político, pouco antes de uma reunião dos líderes dos países do G7, de que o Reino Unido faz parte.
* Com Agência Brasil
Leia mais: