Debilitado

Relembre os problemas de saúde e as complicações que levaram à morte do papa Francisco

Internação mais recente ocorreu em 14 de fevereiro devido a uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/04/2025 às 08:39.Atualizado em 21/04/2025 às 09:32.
 (Reprodução/ Vatican News)
(Reprodução/ Vatican News)

Morreu nesta segunda-feira (21) o papa Francisco, aos 88 anos. O pontífice Jorge Mario Bergoglio ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Ele assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu apartamento, no Vaticano.

Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.

A internação mais recente ocorreu devido a uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias - evolução da bronquite da qual ele tentava se recuperar. No dia 14 de fevereiro, foi diagnosticada uma pneumomia bilateral e o pontífice ficou mais de um mês internado. 

As três primeiras semanas da hospitalização foram marcadas por crises respiratórias, insuficiência renal leve e um forte ataque de tosse. 

Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.

O papa Francisco morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice Jorge Mario Bergoglio ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. 

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja", afirmou o Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta.

O cardeal Farrell lembrou que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20). “O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.

*Com informações do Vatican News e Agência Brasil 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por