Saúde

Saiba o que é erisipela, infecção na pele que afeta o presidente Bolsonaro

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
04/12/2022 às 17:16.
Atualizado em 04/12/2022 às 17:37

(Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), vem lidando com uma erisipela na perna esquerda. A imagem da infecção foi postada neste domingo (4) pelo filho Carlos Bolsonaro nas redes sociais. O vereador afirmou que o pai está em fase final de recuperação, e que “tudo corre muito bem”.

A doença adquirida por Bolsonaro é uma infecção de pele causada por bactérias, explica a dermatologista Trícia Simões, que atua na área há mais de 15 anos. Segundo ela, a inflamação pode ser desencadeada por “úlceras, coceiras, e qualquer tipo de abertura na região subcutânea, sendo mais comum a aparição nas pernas".

Dores, inchaços, vermelhidão e até bolhas na região são os primeiros sintomas. Se não forem tratados adequadamente, reforça a médica, podem evoluir rapidamente em até 48 horas, gerando febre e mal estar. 

O tratamento é feito com antibióticos por um período de dez a 14 dias, além de cuidados no local da ferida, como a elevação do membro. 

Em casos mais graves, a dermatologista explica que a doença pode gerar um quadro de sepse (infecção generalizada), levando o paciente a internação e a possibilidade de cirurgia para "retirada e raspagem das bolhas e partes mortas da pele". Neste quadro, existe o risco de morte. 

Trícia alerta as pessoas do grupo de risco (diabéticos, idosos, obesos, imunodeprimidos) para tomarem cuidado em caso de aparições de manchas na pele, pois elas possuem maior possibilidade de adquirir a infecção por terem o sistema imunológico debilitado. 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por