dia de fazer contas

Segundo dia de provas do Enem deixa estudantes apreensivos com questões de exatas: ‘muito cálculo’

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
20/11/2022 às 12:47.
Atualizado em 20/11/2022 às 13:00
As estudantes Linda Helen, Thamires Aparecida da Silva e Manuela Cruz Lemos. (Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)

As estudantes Linda Helen, Thamires Aparecida da Silva e Manuela Cruz Lemos. (Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicada neste domingo (20) em todo o Brasil e reúne uma das áreas do conhecimento mais temidas pelos alunos: exatas. Serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). 

A estudante Beatriz Nogueira, se 22 anos, sonha em cursar Jornalismo. Para ela, o segundo dia é o mais “tenso”. “Humanas é mais leitura. Agora exatas é cálculo”.

Tensão parecida vive Manuela Cruz Lemos, de 18, que afirma ter mais conhecimento de linguagens e humanas, matérias exigidas no primeiro dia de provas, realizado no último domingo (13). 

“Estou nervosa, mas eu estudei o ano inteiro para isso. Sou muito ansiosa, mas a minha escola é boa e temos muito suporte. Tem sempre a questão mental, mas estou tranquila”, afirma. 

Entretanto, há aqueles que se dizem mais tranquilos por gostarem mais de exatas. Caso de Thamires aparecida da Silva, de 20. 

“Eu tenho preferência por exatas. Então, acredito que vai ser mais tranquilo. O primeiro dia é mais cansativo. Mas estou mais preparada que o último ano”, conta a jovem, que sonha em cursar Medicina. 

Assim como Thamires, Linda Helen, de 17, também prefere as matérias do segundo dia da maratona do Enem. “No primeiro dia estava bastante nervosa, mas agora estou mais tranquila. Sou mais da área de exatas. Mas não dá pra fazer todos os cálculos porque são enormes. Com certeza vou chutar alguma”, disse. 

Guilherme França, de 18, sonha em cursar Estatística e participa pela terceira vez do Enem. Ele se diz animado para a prova de hoje, mas confessa temer as questões de Química. 

“Tô animado, primeiro dia eu não estava. Sem dúvida vai ser mais tranquilo porque me saio melhor em exatas, principalmente física. Mas eu sou péssimo em química”, conta.

Para ele, o segundo dia costuma ser mais difícil. “Mas o primeiro é mais cansativo, tem muito texto e eu fui o último a sair da sala. É muito mais chato, insuportável. Hoje estou mais tranquilo”, comemora.

Em Minas, mais de 295 mil estudantes estão aptos para realizar o exame. Os portões foram abertos às 12h e serão fechados às 13h. A aplicação terá 5h de duração, meia hora a menos que o primeiro dia do exame.

Leia mais:
Ambulantes aproveitam para faturar neste domingo, 2º dia de provas do Enem
Estudantes lamentam abertura da Copa e 2º dia de provas do Enem no mesmo horário: ‘triste

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por