Seis pacientes testam positivo para HIV após transplante de órgãos infectados no Rio de Janeiro
Exames de sangue dos doadores de órgãos apresentaram resultados falsos negativos para contaminação por HIV
Seis pacientes testaram positivo para HIV após receberem órgãos transplantados e infectados com o vírus no Rio de Janeiro. A descoberta da infecção ocorreu em setembro, mas a informação foi revelada somente nesta sexta-feira (11), pela rádio BandNews FM.
Exames com "falso negativo" foram feitos por um laboratório de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A contratação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), em dezembro do ano passado, de forma emergencial, pois o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) estava sobrecarregado.
Os pacientes descobriram sobre a contaminação no mês passado, após um deles apresentar sintomas neurológicos. Amostras dos órgãos doados pela mesma pessoa foram analisadas e outros casos de infecção acabaram sendo confirmados.
O primeiro a descobrir a infecção recebeu um coração no fim de janeiro. Também foram doados os rins, o fígado, o coração e a córnea, e todos, a princípio, deram não reagentes para HIV.
A Secretaria e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) informaram que abriram sindicâncias para identificar e punir os responsáveis. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil abriram inquéritos para investigar o caso.
Leia mais: