
O nome Semp Toshiba era famoso no varejo de televisores nos anos 1990. Mas os tempos mudaram e o grupo brasileiro se desvinculou dos japoneses e colaram com os chineses da TCL. Agora a Semp acaba de lançar o televisor Semp Google TV S61, que roda o sistema operacional do gigante norte-americano desenvolvido para TVs.
A suíte Google para televisores não é novidade no mercado, TCL, Philco e outras marcas já utilizam o “Android das TVs” em seus produtos. Na prática o sistema Google TV faz o que uma smart TV já fazia, mas com a facilidade de utilizar o mesmo padrão de funcionalidades de demais aparelhos que utilizam ferramentas Google.
Assim, é possível baixar aplicativos e até mesmo acessar ferramentas Google de uso cotidiano. Outra vantagem do sistema é que ele permite atualizações. Ou seja, não transforma a TV num produto obsoleto, com as antigas smarts que não permitiam download de novos apps e serviços e era preciso conectar aparelhos como Chromecast, Apple TV e Amazon Fire Stick.
O aparelho ainda conta com processador AiPQ que é responsável por todo funcionamento do televisor. Ele vem equipado com chip neural, ou seja, com recursos de inteligência artificial que permitem ajustes de luminosidade e cores em tempo real. O sistema de áudio é Dolby Audio, com 20W de potência, que amplifica consideravelmente a experiência ao assistir filmes ou jogar videogame.
A Semp Google TV conta com resolução 4K e telas de 50 ou 55 polegadas, com preços a partir de R$ 2,3 mil. Sua tela tem taxa de quadros de 60 Hz, semelhante a um monitor de computador, assim como HDR 10, que balanceia a iluminação e contrastes das cenas.
A S61 ainda oferece três portas HDMI, porta USB, além de saída de áudio digital e Wi-Fi. Também é possível gravar programas de TV aberta via USB.