ANO NOVO, TV NOVA

Testamos a poderosa Samsung Neo QLED 4K 55QNX1

Marcelo Jabulas
Publicado em 27/12/2024 às 08:31.
 (Foto: Samsung/Divulgação)
(Foto: Samsung/Divulgação)

No passado, comprar uma televisão se resumia ao tamanho da tela (14, 20 ou 29 polegadas), assim como seu peso. Controle remoto era um ativo valioso, assim como as opções de saída RCA. Ou seja, bastava ter a medida e a certeza de que caberia no móvel.

Hoje, comprar um televisor é algo mais complexo e repleto de perguntas. É smart? Qual o sistema operacional? É Full HD, 4K ou 8K? Qual a tecnologia da tela, LED, QLED, OLED? E o tamanho da tela, 40, 50, 55, 65, 75 ou 85 polegadas? E ainda tem a marca.

Ou seja, comprar um televisor exige uma pesquisa árdua para não comprar gato por lebre. Mas vamos te ajudar. Se o amigo quer um televisor com excelente qualidade de imagem, leve e com hardware de ponta, a Samsung Neo QLED 4K 55QNX1 é o seu número.

Testamos o modelo da linha premium da marca sul-coreana, que impressiona pelos recursos, mas em custar um carro popular. Com preço sugerido de R$ 6 mil, Neo QLED 55QNX1 não é uma pechincha, mas comparado com as versões mais caras da família, tem preço justo. 

Testamos a versão com tela de 55 polegadas. A primeira impressão é física. Trata-se de um aparelho extremamente leve (17,5 kg). Das inúmeras TVs que testamos foi uma das mais leves, considerando o tamanho da tela. 

A espessura também surpreende: finíssima. Ou seja, é apta para fixar em paredes ou até mesmo racks e painéis sem o risco dela despencar.

Conectividade

A Samsung Neo QLED 4K 55QNX1 conta com todo aparato de conectividade de uma smart TV de ponta. São 4 portas HDMI, que permitem plugar consoles de videogames, caixinha da TV a cabo e por aí vai. 

Mas nem é preciso espetar tanto penduricalho na TV, pois a Neo QLED conta com Samsung TV incluso, com dezenas de canais fechados, assim como o Gaming Hub, que permite acessar serviços de streaming de jogos das plataformas Xbox, Nvidia, dentre outros. Basta ter um joystick Bluetooth, seja do Xbox ou PlayStation.

No entanto, mesmo que o Wi-Fi da TV seja poderoso, para jogar videogame, o ideal é conectar o televisor via cabo de rede em seu roteador. E claro, uma conexão banda larga.

Ela oferece acesso a uma ampla gama de aplicativos, conta com garantia de atualização do sistema operacional Tizen OS por sete anos. Ou seja, não corre o risco de ficar desatualizada a novos serviços que certamente serão lançados no futuro.

TV como TV

Mas vamos falar de como a Samsung Neo QLED 4K 55QNX1 se mostra como televisor. A qualidade da imagem é surpreendente, a resolução 4K impressiona até mesmo quando se assiste a conteúdos de qualidade inferior. Isso porque o televisor faz upscaling da imagem, utilizando fragmentos de imagens para preencher os pixels da cena, utilizando recursos de inteligência artificial. 

A Samsung já coletou uma enormidade desses pedacinhos de imagens. A "montagem" é impressionantemente rápida. A taxa de 120Hz não deixa "borrões" na tela e permite jogar games em rede com precisão. A IA ainda consegue ajustar a luminosidade para oferecer a melhor imagem de acordo com o ambiente e também promete reduzir o consumo de energia.

E por fim, o áudio. A Neo QLD conta com sistema Dolby Atmos, com adaptação automática do som de acordo com o ambiente. Ela consegue perceber ruídos e ajustar o volume e as frequências para que se tenha sempre uma experiência imersiva. Além disso, a potência de 40W impressiona.

No teste, repetimos nosso desafio do "rooftop", em que reproduzimos o lendário show dos Beatles no telhado Apple Records. Já tocamos o show com barras de som da marca em outros aparelhos. E com a Neo QLED, apenas com seus alto-falantes deu conta do show. 

Assim, se apropriando do meme, podemos reduzir da seguinte maneira: existe TV mais barata que essa, mas não presta!

Foto: Samsung/Divulgação

Legenda: Samsung Neo QLED 4K 55QNX1 não é a opção mais barata da praça, mas oferece desempenho impressionante ser custar a fortuna dos modelos topo de linha

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por