Decolagem

VÍDEO: avião bate em carro na pista do Aeroporto do Galeão, no Rio; veja o que se sabe

Concessionária que administra terminal diz que ninguém ficou ferido

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/02/2025 às 07:50.Atualizado em 12/02/2025 às 08:04.

Um avião da companhia aérea Gol bateu, na noite dessa terça-feira (11), contra um carro de manutenção na pista do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim/Galeão, durante um procedimento de decolagem. Segundo a concessionária que administra o aeródromo, RioGaleão, o acidente ocorreu por volta das 22h, mas ninguém ficou ferido.

A aeronave se preparava para decolar com destino a Fortaleza, quando houve a colisão. De acordo com a concessionária, os passageiros desembarcaram da aeronave logo depois do acidente, e o aeroporto manteve sua operação normal de pousos e decolagens.

A Gol informou que o carro estava na pista durante o procedimento de decolagem. “Tripulação e equipe seguiram os procedimentos e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros. A empresa informou ainda que o incidente não afetará outros voos”.

Segundo a Gol, um voo extra foi colocado à disposição dos passageiros que preferiram embarcar para Fortaleza. A Aeronáutica enviou uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) ao local, que foi preservado pela concessionária, para começar a apuração das causas do acidente.

Passageiros relatam susto durante a colisão

O procurador do Estado do Ceará, Átila de Oliveira, estava a bordo e descreveu em publicação nas redes sociais o momento do impacto.

“Deus é grande. Estou no RJ. Na hora da decolagem agora no Galeão, o avião que eu estava COLIDIU com uma viatura. Ainda bem que deu tempo de frear antes do final da pista. Baita susto. Sensação de que nasci de novo”, afirmou.

Piloto informou colisão à torre de controle

O momento da colisão foi reportado pelo piloto à torre de controle, que demonstrou surpresa ao receber a informação de que um carro estava na pista.

“Na decolagem, trombamos com um carro no meio da pista”, disse o comandante no rádio, em áudio obtido pelo jornal O Globo, após ser questionado três vezes pela operadora da torre antes de receber autorização para aguardar suporte.

Ainda não há detalhes sobre possíveis danos à aeronave, mas a Gol informou que está colaborando com as autoridades para esclarecer o ocorrido.

Investigação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou a apuração para entender como um veículo foi parar na pista de decolagem. O órgão está coletando dados sobre o caso, preservando evidências e analisando possíveis falhas operacionais.

Em comunicado, a Gol afirmou que está à disposição do Cenipa para contribuir com as investigações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por