Um avião da companhia Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, caiu nesta quarta-feira (25), na região oeste do Cazaquistão. De acordo com as autoridades locais, há 29 sobreviventes, incluindo duas crianças, que foram levadas a um hospital próximo. O vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, confirmou em entrevista que 38 pessoas morreram.
A aeronave saiu do Azerbaijão e seguia para a Rússia quando iniciou um procedimento semelhante a um “pouso de emergência”, a três quilômetros de Aktau. Em vídeos que circulam pelas redes sociais é possível ver o avião, um Embraer 190, realizando manobras até bater contra o chão e explodir uma parte da carenagem.
O órgão regulador da aviação da Rússia afirmou que o desvio ocorreu por uma emergência, que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros. Antes de cair, a aeronave voou perto do aeroporto de Aktau. Das pessoas que estavam a bordo, 37 eram azeris, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, segundo o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
Em nota, a Embraer ressaltou que está "profundamente tristes com a ocorrência". "Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, disse a empresa.
Leia mais