Ainda se recuperando de uma pneumonia grave, o papa Francisco apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (20), para dar a tradicional bênção aos fiéis. Cerca de 35 mil pessoas participaram da missa no local, segundo o Vaticano.
“Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”, disse o pontífice, que não celebrou a missa de Páscoa na praça, mas deixou emocionadas as milhares de pessoas abaixo que vibraram após Francisco acenar da varanda.
Em seguida, um assistente leu seu discurso. A homilia preparada pelo papa enfatizou como Cristo ressuscitado remete à esperança. “Irmãos e irmãs, aqui está a maior esperança da nossa vida: podemos viver esta existência pobre, frágil e ferida agarrados a Cristo, porque ele venceu a morte, vence a nossa escuridão e vencerá as trevas do mundo, para nos fazer viver com ele na alegria, para sempre”, conforme escreveu.
A caminho da basílica, Francisco se encontrou brevemente com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, que está passando a Páscoa em Roma com a família.
Francisco só apareceu em público algumas vezes desde que retornou ao Vaticano, em 23 de março, após uma hospitalização de 38 dias.
O pontífice de 88 anos foi internado no hospital em 14 de fevereiro, após um surto de bronquite que o impediu de falar. Foi diagnosticada pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana (bacteriana, viral e fúngica). As três primeiras semanas da hospitalização foram marcadas por crises respiratórias, insuficiência renal leve e um forte ataque de tosse.
O papa participou de exercícios espirituais quaresmais no hospital e recebeu um bolo e centenas de mensagens desejando-lhe boa sorte no 12º aniversário de papado no dia 13 de março.
Leia mais: