Gestores de Anastasia no governo Kalil

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
11/11/2016 às 21:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:37

Dois nomes de perfil técnico e com trajetória na gestão estadual tucana devem assumir pastas nas áreas de finanças e planejamento no governo Alexandre Kalil (PHS), apontam aliados do prefeito eleito. São o ex-secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional de Minas, Bruno Alencar, e o assessor da Secretaria de Planejamento do Estado, André Abreu Reis. Ambos participaram da gestão de Antonio Anastasia (PSDB) no governo de Minas (2010-2014).

A definição exata das pastas a serem ocupadas pelos dois deve ser feita a partir de conversas entre eles e Paulo Lamac, responsável pela vinda de ambos para o novo governo, apontam interlocutores do futuro vice-prefeito. O nome do economista Fuad Jorge Noman, muito ligado aos tucanos, para a secretaria de Obras também vem sendo reforçado.

André Reis e Fuad já integram a equipe de transição do governo Kalil, e Bruno Alencar é secretário-executivo, em Minas, da Rede Sustentabilidade, partido de Lamac. O novo vice-prefeito, no entanto, nega que os diálogos estejam sendo feitos e afirma que o foco, no momento, está na transição.
“Ambos são pessoas com todas as prerrogativas. São quadros interessantes, mas não há nenhum diálogo sobre secretaria, nem de permanência da equipe de transição no novo governo. André está na transição e Bruno é membro da Rede – um quadro qualificado, especializado, mas está envolvido em outros projetos”, afirma Lamac.

Sobre Fuad, o vice-prefeito vai na mesma linha. “Não houve diálogo em momento algum sobre a secretaria de Obras. Na transição, ele está nos auxiliando nas finanças. No momento, nosso empenho é o de fazer a melhor transição. Até mesmo para saber o perfil de profissional que cada área demandará”, diz.

Perfis
Formado em administração pública pela Fundação João Pinheiro, Bruno Alencar foi secretário-adjunto na pasta de Desenvolvimento Regional (2015-2016), secretário- adjunto de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (2013-2014) e subsecretário de Infraestrutura (2011-2013) na Secretaria de Obras.

Nos corredores da Cidade Administrativa, é considerado “filho de Anastasia”, devido à admiração nutrida a ele pelo ex-governador.

André Reis tem trajetória parecida, com graduação em administração pública pela Fundação João Pinheiro, onde também fez mestrado e foi professor de orçamento público (2007- 2012). Desde 2014 é assessor da Secretaria de Planejamento de Minas, e na gestão Anastasia foi Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto, tendo sido braço direito de Renata Vilhena na pasta.

Já Fuad atuou como Secretário de Fazenda e de Transporte e Obras , na gestão de Aécio Neves no governo, e presidente da Gasmig. Fuad também foi consultor do FMI e secretário- executivo da Casa Civil da Presidência.

Dentre outros nomes já levantados para as secretarias de Kalil estão Cláudio Beato, sociólogo, na Segurança Pública, e Jackson Machado Pinto, dermatologista, na Saúde.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por