Goleiro Tim Howard vira herói nos EUA e "ganha" nova função

AFP
02/07/2014 às 19:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:14
 (ALI HAIDER)

(ALI HAIDER)

Os americanos elegeram um novo super-herói: Tim Howard, o goleiro da seleção que quase impediu a eliminação da equipe da Copa do Mundo, em partida contra a Bélgica que eletrizou o país. Apesar de o time ter perdido por 2 a 1, na prorrogação, a performance do jogador, de 35 anos, lhe rendeu uma avalanche de elogios, em um país que historicamente prefere acompanhar basquete, beisebol e futebol americano.

O goleiro realizou 16 defesas importantes na partida. Montagens retratando o jogador explodiram na internet, políticos elogiaram seu desempenho e até mesmo sua página na Wikipédia foi momentaneamente alterada, mudando seu cargo para Secretário de Defesa.

"Tim Howard poderia ter salvado o casamento de meus pais", brincou um usuário do Twitter. A atuação primorosa de Howard manteve a esperança dos americanos de uma classificação inédita para as quartas de final, e estabeleceu o goleiro como o melhor da história da seleção. A admiração pelo goleiro já dominava as redes sociais antes mesmo do fim do primeiro tempo.

O vice-presidente Joe Biden classificou-o como "o jogador mais valioso da Copa do Mundo". Congressistas, o astro do basquete Kobe Bryant e até mesmo torcedores belgas também elogiaram seu desempenho. "Duas palavras: Tim Howard", comentou um belga no Twitter depois do fim da partida.

Presidente ou ajuda na fronteira

Outros comentários na rede social pediam que Howard se candidatasse a presidente, ou que ajudasse a conter imigrantes ilegais na fronteira com o México. Alguns aproveitaram a oportunidade e declararam que ele era "melhor em defender o país" do que o presidente Barack Obama.

Uma petição para que o principal aeroporto de Washington seja rebatizado com o nome de Howard teve mais de 6.000 assinaturas. Howard também foi retratado ao lado de ex-presidentes no icônico Monte Rushmore, na nota de US$1 e usando as luvas gigantes de Mickey Mouse.

Além de todo o humor, grandes homenagens foram feitas em todo o país. Os principais jornais estamparam Howard em suas primeiras páginas, ressaltando como a atuação dele e de toda a equipe marcaram uma virada no futebol do país.

A Casa Branca declarou que a seleção é uma "inspiração para a próxima geração de jogadores americanos". "Devemos ficar orgulhosos de nós mesmos, como um país. Acredito que a maneira como o time foi apoiado foi incrível", afirmou Howard ao canal MSNBC. "Ser capaz de cativar a imaginação e as esperanças de uma nação é certamente parte dessa jornada", declarou à CNN.

Agora, Howard talvez se transforme no principal rosto do futebol nos Estados Unidos, substituindo o ídolo de longa data Landon Donovan. Mas qual o próximo passo do novo herói? "Vou seguir em frente", afirmou. "Vou voltar para casa, relaxar e me esconder, me divertir com meus filhos, fazer novas tatuagens. Ser eu mesmo".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por