Grandona da Harley parece mais carro do que moto

Sérgio Melo - Especial para o Auto Papo
06/12/2015 às 09:25.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:14

(Sérgio Melo/Divulgação)

Você já teve vontade de curtir a liberdade e o vento no rosto, mas desistiu por não estar disposto a abrir mão do conforto dos automóveis?... Então suas desculpas acabaram! A Harley Davidson Glide Special tem motor 1.7, som “Hifi”, GPS, painel com tela “touch” de 6,5 polegadas, “Hands free bluetooth”, piloto automático, porta-malas, chave presencial, faróis de neblina, “cruise control” e comandos de voz (em português de Portugal). É mais mordomia que na maioria dos automóveis.

Agora que você decidiu ressuscitar o “Easy Rider” adormecido na alma, vou recomendar algumas sessões de musculação, principalmente o “Leg Press”. Manobrando cuidadosamente parece fácil domar os 372 kg. Mas se você permitir que se incline demais, “já era!” Com as penas abertas devido à largura da “baita” e com os joelhos dobrados pela pouca altura, fica difícil fazer força. Andando, o raciocínio é inverso, quanto mais baixa e pesada, melhor. É estável como um navio e proporciona deliciosas curvas com muita inclinação.

São apenas dois cilindros, quase um motor 1.0 cada. A marcha-lenta vibra a moto inteira como nos filmes antigos, mas o melhor é a incrível força. Em baixa rotação, quase dá para contar as voltas do motor, e o tamborilar na descarga é música para os apaixonados. Dê a partida, pegue a estrada e realize seus sonhos de infância, quando “babava” em frente à TV assistindo ao bravo e incorruptível “Vigilante Rodoviário”, com seu fiel cão “Lobo” e sua incrível motocicleta Harley que “voava” sobre o asfalto ao encalço dos malfeitores.

HARLEY DAVIDSON GLIDE SPECIAL

O QUE É?
Estilo Touring. Vocação para estradas em longos trajetos.

ONDE É FEITA?
Fabricação americana, montagem em Manaus.

QUANTO CUSTA?
R$ 90.400,00

COMO ANDA?
Embora a marca não divulgue os números do desempenho, afirmando que é suficiente e que quem quer uma Harley deve estar preocupado em curtir a vida e não com isso, estima-se 75 cv, velocidade máxima de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 em 6,6 seg. Com torque de 14.4 kgf.m ela é mais forte que muitos automóveis 1.0, que pesam três vezes mais.

COM QUEM CONCORRE?
Embora profundas diferenças de conteúdo e desempenho, as mais próximas são a Honda Gold Wing que custa R$ 99.900,00 e BMW K 1.600 GTL por 109.000.

COMO BEBE?
O consumo cidade/estrada foi melhor que o esperado, com média de 17,5 km/l.

COMPORTAMENTO
“Show” de estilo e prazer! Mas não venha querer agilidade ou praticidade, ela é grande, pesada e não tem vocação para vias congestionadas.
Suave no chão liso, maltrata um pouco em pavimentação irregular pelo reduzido curso da suspensão traseira. O câmbio com 6 marchas tem engates brutos, porém precisos.

Os assentos são macios, mas o do garupa, além de pequeno, é inclinado como uma rampa destinada a “despejar”o ocupante na estrada...
Melhor instalar um apoio “Sissy bar” se não quiser perder a(o) namorada(o).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por