(Reprodução)
A Bell Helicopter, tradicional fabricante de helicopteros norte-americana, está construindo o primeiro exemplo dos helicópteros do futuro em Fort Worth, sede de sua fábrica. A empresa está em fase final de construção do V-280 "Valor", que está sendo desenvolvido para ser o mais rápido do mundo. O primeiro voo está programado para o final de 2017.
Apresentado em 2013, o projeto foi comprado pelo exército dos Estados Unidos e deverá ser o substituto do principal helicóptero das forças armadas americanas, um UH-60 Blackhawk.
A fuselagem do avião já está em avançado estágio de desenvolvimento, e os pontos de fixação dos rotores basculantes já foram montados, sendo estes os principais e mais complexos componentes do V-280.
Dentre as aeronaves com o modelo de rotores basculantes, o projeto da Bell é a terceira geração. Esse equipamento combina a versatilidade das operações verticais de um helicóptero junto a capacidade e velocidade de um avião, bastando apenas mudar a posição dos rotores.
Para essas mudanças, é exigido dos aviões que eles tenham pequenas asas para sustentação e velocidade. O V-280 poderá alcançar até 580 km/h com um alcance de 3.800 km/h, e a capacidade do aeromóvel é de 14 soldados ou 4.500 kg de cargas, presas em suportes externos à aeronave.
Após lançado, ele será submetido a uma série de testes e não significa que ele será imediatamente, ou até mesmo um dia, aprovado pelo governo americano, mesmo que se prove o mais rápido do mundo.