O grupo Hermes Pardini anunciou neste mês a aquisição de dois laboratórios de diagnóstico da capital mineira e se isolou na liderança do setor em Minas Gerais. No início deste mês, o grupo comunicou a compra da Ecoar – Medicina Diagnóstica e, na última semana, do Laboratório Humberto Abrão. Se estivessem juntas no ano passado, as empresas teriam superado a marca de R$ 1 bilhão em receita bruta.
Em 2016, o grupo Hermes Pardini apresentou receita bruta de R$ 971,3 milhões, enquanto que a Ecoar teve faturamento de R$ 22,6 milhões e o Laboratório Humberto Abrão, de R$ 19,4 milhões.
Apesar de ter adquirido as marcas, o Hermes Pardini deve manter os nomes das empresas, com o objetivo de preservar a clientela que já é fiel.
“Nossa estratégia é sempre multimarcas, é no respeito ao que essas marcas construíram. Não temos nenhuma intenção de mudar o modelo. Quando adquirimos uma marca, ampliamos o portfólio”, afirma o diretor-presidente do Grupo Hermes Pardini, Roberto Santoro.
Fundado em 1977, o Laboratório Humberto Abrão é dedicado a exames de análises clínicas. Juntas, as cinco unidades em Belo Horizonte (Lourdes, São Lucas, Cidade Nova, Buritis e Mangabeiras) processam cerca 106 mil exames a cada mês.
Já a Ecoar Medicina Diagnóstica tem 30 anos de mercado e possui três unidades (duas no bairro Santo Antônio e uma em Contagem). A empresa é especializada em exames de imagem, tais como Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia Computadorizada, Ecocardiografia, Duplex Scan Vascular, Ultrassonografia e outros exames relacionados às especialidades de medicina nuclear, métodos gráficos e cardiologia. O fundador da empresa, Fernando Santana Machado, continuará como responsável técnico.
“O Laboratório Humberto Abrão e a Ecoar são duas empresas locais, sólidas e muito respeitadas. As duas marcas chegam para reforçar ainda mais o nosso posicionamento no mercado, que nos mantém entre as maiores empresas de medicina diagnóstica do país”, enfatiza Roberto Santoro.
O executivo avalia que há espaço para crescimento no mercado, principalmente no atendimento a outros laboratórios e na aquisição de outras empresas do segmento.