WASHINGTON - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, começa nesta segunda-feira (03) sua 38ª visita à Europa como chefe da diplomacia norte-americana, em um viagem centrada na reunião com os ministros das Relações Exteriores dos países da Otan, que será realizada em Bruxelas.
Clinton, que deve abandonar o cargo em janeiro, insistiu na quinta-feira (29) na "importância que nós (os Estados Unidos) damos a estas relações" com o Velho continente.
Desta forma, Clinton respondeu às críticas sobre os Estados Unidos terem dado as costas para a Europa e o Oriente Médio para prestar maior atenção na Ásia e região do Pacífico.
Nossa atenção para a Ásia não significa uma falta de atenção sobre a Europa. Ao contrário, queremos que a Europa se comprometa mais com a Ásia, junto conosco, vendo a região não apenas como um mercado, mas sim como um centro de compromisso estratégico comum", argumentou Clinton.
Roteiro
Clinton começará a viagem de cinco dias pela Europa na República Tcheca; na terça e quarta-feira irá a Bruxelas, para a reunião da Otan; na quinta, estará presente na reunirão da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa(OSCE) em Dublim, e a última etapa será na sexta-feira em Belfast.
Em Bruxelas, os ministros das Relações Exteriores dos países membros da Otan, discutirão a situação da Turquia, onde a Aliança se prepara para mobilizar mísseis Patriot próximo à fronteira com a Síria.
Os ministros também deverão debater a evolução do conflito sírio, depois de Clinton anunciar que os Estados Unidos planejam o envio de mais ajuda aos rebeldes.