Na sala de aula em que cursou o fundamental, em uma escola pública na Avenida Paulista, o paulistano Paulo Pernambuco dividia seu nome com outros 12 xarás. Todos "Paulos", todos pelo mesmo motivo: haviam nascido em 1954, ano especial, comemoração do Quarto Centenário da fundação de São Paulo. Todos, portanto, levavam no nome uma homenagem à cidade onde nasceram.
No caso de Pernambuco, havia outro motivo para se orgulhar: ele nasceu justo em 25 de janeiro - data exata da comemoração da fundação. Hoje, ele faz 59 anos. "Minha mãe conta que quando nasci foi uma festa enorme. A cidade estava parada, estouros de rojões para todo lado, ter um filho no clima de festa, segundo ela diz, foi uma satisfação", lembra o comerciante, que trabalha em loja de informática na Praça da República.
Hoje é dia de aniversário também de outro paulistano ilustre: o próprio prefeito, Fernando Haddad (PT), que completa seu 50.º aniversário justo no primeiro ano de mandato na cidade que governa. Apesar de ter falado sobre o assunto durante a campanha, ele não quis dar entrevista para esta reportagem.
Além das comemorações públicas marcadas para hoje, haverá ainda outra homenagem à cidade, um pouco mais íntima. Hoje é o dia em que a bancária Sheila Ferreira de Almeida, de 32 anos, vai ter Luigi, seu primeiro filho - e de propósito, "para homenagear o amor pela cidade".
"Quando a médica disse que nasceria no fim de janeiro, não tive dúvidas: lembrei do aniversário da cidade e pedi o dia 25! Vai ser um verdadeiro paulistano!", disse.
Casada com o modelo gaúcho Luiz Fernando, Sheila redescobriu a cidade com o marido, que não conhecia São Paulo. "Foi quando decidi visitar com ele os pontos turísticos. Fomos ao Mercadão, ao Jardim Botânico, à Pinacoteca, à Estação da Luz, todos lugares especiais e que não podem passar batido", relembra a bancária, que agora se prepara para repetir, um a um, todos os programas. "Será a vez de apresentar as belezas paulistanas ao meu filho." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
http://www.estadao.com.br