Belo Horizonte já está inserida na lista de cidades em situação de emergência por causa da chuva. O decreto foi publicado na manhã desta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU). O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, está em BH para efetivar a parceria do município com o governo federal para as obras de recuperação de estragos causados pelos temporais.
O trâmite, em geral, costuma ser mais burocrático, mas, de acordo com o ministro, o processo foi agilizado para que as necessidades do município sejam resolvidas rapidamente. Na terça-feira (20), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou em entrevista coletiva o decreto de emergência e no dia seguinte houve a oficialização no Diário Oficial do Município (DOM).
Para a liberação de recursos, o governo federal aguarda um plano de ações elaborado pela prefeitura. “Assim que recebermos esse material, nos reuniremos para liberar o que for necessário. A ordem do presidente Temer é oferecer o que os municípios castigados pelo fenômeno climático precisam para voltar à normalidade”, ressalta o ministro.
Visita
Aproveitando a passagem por BH, Barbalho foi ver de perto algumas das obras necessárias após os fortes temporais que atingiram a capital mineira neste mês.
Entre elas, está a BR-356, no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul. Durante a passagem pelo local, o ministro conheceu os problemas e viu as intervenções que já estão sendo feitas. O trecho é de administração do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DEER-MG) e por isso não recebe nenhuma verba específica do município.
“Não é obra nossa, mas como eu já disse várias vezes, o que acontece na área de Belo Horizonte é problema da prefeitura”, disse Kalil explicando a Barbalho o trabalho de remoção das famílias. O representante do governo federal garantiu que repassará as informações ao Ministério das Cidades para que o órgão possa avaliar a possibilidade de passar recursos para agilizar a obra que já acontece no local.
De lá, os representantes seguiram para a rua Eclipse, no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul onde uma cratera se abriu após um temporal.
Leia mais: