Com o anúncio de que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 será congelado em Minas, o contribuinte já pode planejar os gastos para o próximo ano.
Como o Hoje em Dia já explicou, o projeto criado pelo deputado Bruno Engler (PRTB) foi alvo de impasse entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o governador Romeu Zema (Novo), que tinham propostas diferentes para a cobrança do tributo no próximo ano.
Quanto o contribuinte pagará no IPVA de 2022?
Para pagar o IPVA de 2022, quem tem veículo registrado em Minas deverá separar no orçamento exatamente o mesmo valor gasto neste ano.
Isso ocorre porque o projeto enviado pelo Legislativo ao governador prevê que o ajuste do imposto do próximo ano seja baseado na tabela Fipe de veículos de 2020, referência para o valor cobrado em 2021.
Quanto paga quem comprou um veículo em 2021?
Veículos novos não estão na tabela Fipe de 2020, portanto, seguem outra lógica de pagamento. O imposto será cobrado a partir de um percentual do valor pago na aquisição.
Quando o tributo deverá ser pago?
Embora o valor já seja conhecido, a data para pagamento ainda não foi divulgada.
Quanto o Estado arrecada?
A arrecadação depende de um cálculo que envolve a frota que pagará o valor congelado de 2021, somada à quantidade de carros novos registrados e os que foram transferidos de outros estados.