Hospital poderá testar se bebê tem língua presa

Folhapress
23/02/2013 às 10:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:17

SÃO PAULO - Proposta em análise na Câmara obriga os hospitais a realizar o chamado "teste da linguinha" (avaliação do frênulo da língua) em todos os recém-nascidos. Caso seja constatada a língua presa, o estabelecimento deverá realizar a cirurgia corretiva. As informações são da Agência Câmara.

A medida é de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC). Conforme a proposta, os órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), terão de instituir programas para registro, controle e acompanhamento dos pacientes, assim como da adoção das medidas cabíveis.

Segundo o autor, a realização do teste, criado pela fonoaudióloga Roberta Lopes Castro Martinelli, pode evitar todos os problemas provocados pela língua presa. Conforme o deputado, essa disfunção pode acusar "desmame precoce, baixo ganho de peso, e, desta forma, comprometer o desenvolvimento dos bebês".

Tramitação

O projeto terá análise conclusiva das Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por