Em menos de um mês

Idoso é suspeito de cometer injúria racial contra motorista de ônibus pela 2° vez, em BH

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/12/2022 às 11:06.

( Rodrigo Clemente/PBH)

Um motorista de ônibus, de 27 anos, da linha 2103 (Prado/Anchieta) denunciou ter sido vítima de injúria racial pela segunda vez, em menos de um mês, praticada por um idoso de aproximadamente 70 anos, na última terça-feira (6), no bairro Anchieta, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Em 9 de novembro deste ano, o trabalhador já havia sido alvo de ataques pelo mesmo suspeito. Segundo informações do boletim de ocorrência, a confusão nas duas ocasiões ocorreu porque o idoso teria estacionado o veículo em um lugar reservado para o ônibus. 

O motorista teria então solicitado que o suspeito retirasse o carro do local mas, ao ser cobrado, o senhor teria ficado bastante exaltado e começado a proferir xingamentos contra o motorista, incluindo as palavras "macaco" e "preto imundo". O suspeito é acusado também de agredir a vítima com uma barra de ferro.

Na ação desta semana, o profissional teria então descido do ônibus e, ao reconhecer o motorista, começou a filmar. Revoltado ao ser repreendido, o idoso pegou uma barra de ferro para cima do motorista que conseguiu escapar das agressões. Após as ameaças, o idoso fugiu do local.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o crime de injúria racial referente à ocorrência de novembro. Já em relação ao fato desta semana, foi registrada ocorrência de ameaça, na quarta-feira (7), cujo fato relatado será apurado pela Delegacia Especializada de Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas (Decrin), em Belo Horizonte. 

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) lamentou o incidente com denúncia de racismo, novamente com o profissional, ocorrida na terça-feira. Segundo o sindicato, a empresa associada está prestando toda assistência e apoio ao profissional, e aguarda as investigações da Polícia Civil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por