
Um dos mais importantes empresários de Minas, Petronio Machado Zica faleceu nesta quarta-feira (16), aos 71 anos, vítima de infarto. Proprietário da Delp Engenharia, ele também era vice-presidente da Fiemg e presidente do Sindicato da Indústria Mecânica do Estado. O industrial era formado em Administração pela UFMG. Ele deixa três filhos: Mariana, Adriana e Humberto.
Zica costumava brincar que sua vida e a da Delp se misturavam, tornando-se quase que uma só. De uma fábrica de porcas, parafusos e peças usinadas, há 50 anos, o grupo industrial se transformou em referência de inovação em setores como petróleo, mineração, energia e indústria naval, com faturamento de R$ 180 milhões.
Trajetória
A carreira como empresário começou nos anos 60, junto aos irmãos José Rodrigo, Tadeu e José Carlos, no bairro Santa Efigênia. Em seu discurso, ao deixar a diretoria executiva da Delp, disse: “Neste momento em que já começo a sentir um pouco de saudade, é muito bom olhar para trás e ver que valeu muito a pena”. O corpo do empresário foi cremado nesta quarta-feira (16) no Cemitério Parque da Colina.