Inseminação artificial se torna indispensável para produtores rurais

Jornal O Norte
21/08/2008 às 10:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:41

Da Ascom/Senar

A Inseminação Artificial está se tornando uma tecnologia indispensável para quem quer melhorar seu rebanho e dar mais qualidade e eficiência ao seu gado de corte ou leiteiro. Com o programa Pró-genética do governo de Minas, pequenos pecuaristas do Norte de Minas estão investindo no melhoramento genético do rebanho e para isto vêm buscando novos conhecimentos.

Para levar estes conhecimentos aos produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Minas, vem realizando o curso Trabalhador na Inseminação Artificial de Bovinos em vários municípios. Nesta semana é a vez de Taiobeiras no Norte de Minas, onde 12 pessoas estão recebendo do instrutor Júlio Gonçalves Pereira Filho, instruções e orientações de como desenvolver as técnicas de inseminação artificial. Segundo ele, o pecuarista deve ficar atento as novas técnicas para atender de maneira eficiente a demanda de mercado. A inseminação artificial é uma tendência para o desenvolvimento da pecuária e vem sendo largamente implementada nos rebanhos bovinos no Brasil.

O curso está sendo realizado na comunidade de Marruaz, na propriedade do pecuarista Cláudio Mascarenhas, onde existe disponível toda a infra-estrutura necessária para o treinamento . Dentre as orientações do veterinário Júlio Gonçalves estão: a situação atual da atividade e perspectivas, vantagens e limitações, manejo, higiene, acompanhamento sanitário, coleta e acondicionamento do sêmem, manejo do botijão, preparação e cuidados com equipamentos, materiais usados para a inseminação, procedimentos técnicos e aplicação do sêmem, dentre outras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por