Uma vez que pode fabricar o seu celular, tênis e automóveis Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen, etc., é claro que China tem condições de produzir bons veículos. Eu mesmo estive lá e posso afirmar que as linhas de montagem das grandes marcas têm os mesmos equipamentos que as melhores do mundo. Claro que, por serem novos no ramo, algum refinamento ainda é esperado, assim como, em função da infinidade de pequenas marcas, muita porcaria acaba vindo.
Cópia do Hyundai ix35, exceto quanto ao “bocão” triste na dianteira e a traseira do Audi Q3, o JAC T6 agrada bastante. Ele tem muito espaço para cinco ocupantes, porta-malas com 610 litros e anda bem. Elogios para o sistema de espelhamento, que disponibiliza as informações e programas do seu celular na tela “touch” do carro. A suspensão é muito confortável – os chineses entendem melhor nossas vias do que os fabricantes do primeiro mundo, acostumados com tudo “lisinho”. Não comentem, mas passei direto por quebra-molas e ele nem ligou. Cuidado em pisos enrugados, como nas “costelas”: ele tende a sair da trajetória.
Com motor 2.0 flex de 160 cv, os grandes pecados são a indisponibilidade de câmbio automático, tração 4 X 4, controlador de velocidade e de sistemas de segurança como air bags adicionais e controle de tração e estabilidade.
Jac T6
O QUE É?
Veículos utilitário-esportivo (SUV), sem tração 4X4.
ONDE É FEITO?
Fabricado na China
QUANTO CUSTA?
Parte de R$ 69.990 na versão mais simples e chega aos R$ 75.990 na mais completa testada.
COM QUEM CONCORRE?
O Hyundai ix35, do mesmo tamanho, porém mais completo, parte de R$ 99.990. Menores, mas normalmente considerados, estão o Renault Duster, a partir de R$ 59.990, e o Ford EcoSport, que inicia em R$ 67.700.
COMO BEBE?
Não está entre os mais econômicos. Com gasolina fez 7,4 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
CONTEÚDO: O “Pack 1” tem retrovisores e faróis com regulagem elétrica, “Isofix”, computador de bordo, ar condicionado e direção elétrica. O “Pack 2” traz a mais rodas em liga, chave controle remoto, travamento automático de portas, sensor crepuscular, tapetes e multimídia com espelhamento do celular. O “Pack 3” acrescenta ainda película nos vidros, câmera de ré, chave canivete, bancos em couro e volante multifuncional.
ACABAMENTO: Apesar do predomínio de plástico, o interior é bem acabado e inclui luxuosos elementos em padrão de madeira escura envernizada, e cromados. O painel de instrumentos com mostradores concêntricos tem visual interessante e fácil visualização, mas peca no cansativo tom azul muito forte utilizado na iluminação.
SEGURANÇA: Além dos itens exigidos por lei, destaque para cintos de três pontos para todos, com pré-tensionadores nos dianteiros. Acrescido de controle de estabilidade e air bags laterais/cortina recebeu nota máxima em crash test da C-NCAP – China New Car Assessment Program. Mas essa entidade não tem vínculo com as N-CAPs europeia e latina, de forma que seus resultados ainda não gozam de total credibilidade fora da China.
Pontos positivos: Espaço, desempenho e preço.
Pontos negativos: consumo, segurança e acabamento interno.
- Apesar dos atributos, faltam transmissão automática e tração 4x4.