Jaíba Show mostra que tecnologia de ponta é aposta do projeto

Jornal O Norte
26/09/2007 às 18:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:17

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Jaíba Show reúne mais de 900 pessoas entre produtores, técnicos e representantes dos governos de Minas Gerais e federal em Mocambinho/Projeto Jaíba. A proposta de se promover um ambiente capaz de reunir os agentes ligados às diversas cadeias produtivas do agronegócio parece ter dado certo. O foco do evento foi sobre competitividade do agronegócio aliado ao encontro da ciência e da tecnologia.

Durante todo o dia, os produtores puderam aprender várias tecnologias incluindo aquelas pertinentes à fruticultura, produção de oliveiras, entre temas que abrangeram as metas quanto ao desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio regional. Em cada estande ali fixado, pode se perceber que a o agendamento de negócios como fez questão de dizer o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana foi parte do plano estratégico de vários produtores e empresários que acreditam no potencial econômico do Norte de Minas.

O secretário ainda falou que o desenvolvimento não acontece por ordem e sim pela vontade de quem quer praticá-lo e que a interação ente os produtores agregado a geração de tecnologia é que dá o tom de dinamismo ao negócio.

Há hoje cerca de 23 mil produtores morando no Projeto Jaíba e são produzidos cerca de 170 toneladas de alimentos por dia, sendo que o IDH tem a melhor média mineira, conforme Bernardino Gervásio Araújo, gerente executivo do Distrito de Irrigação do Projeto Jaíba.

- Queremos fazer do Jaíba o melhor lugar para se viver, o melhor lugar para se investir e ainda o maior produtor de alimentos do país e quiçá do mundo.

MAIOR PRODUTOR DO BRASIL

O Jaíba é na atualidade o maior produtor de sementes de hortaliças do Brasil e promete despontar para o cenário competitivo tendo como investidores a Sada Bioenergética bem como a Pomar Brasil apostando no desenvolvimento regional.

Para Marco Antônio Viana Leite, chefe da Epamig- Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e um dos organizadores do evento, a segunda edição do Jaíba Show mostrou que as pessoas estavam mais interessadas em fazer negócios e da mesma maneira ávidas por firmar parcerias e ainda conhecer as tecnologias que estão sendo geradas.

Várias máquinas com tecnologia de ponta estavam sendo exibidas a fim de que se pudesse perceber que quando o negócio é tecnologia de ponta o Jaíba não fica de fora.

- O evento mostrou o que temos de melhor, tecnologia e o que tem de melhor no Brasil no quesito máquinas, sem contar com a vontade em promover o crescimento partindo dos produtores que não se definem por pequenos, médios ou grandes porque todos são produtores e têm todos sua função dentro da cadeia produtiva doa gronegócio, diz Marco Antônio.

Nas contas apresentadas pela secretária extraordinária para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão serão investidos cerca de R$ 5 milhões no Projeto em construções de escolas, sendo que já foram investidos outros R$ 3 milhões e segundo ela, já chegou a hora de o governador do Estado, Aécio Neves tanto quanto o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva irem ao Jaíba ver de perto como o desenvolvimento está se consolidando ali.

- Pude perceber que o Jaíba Show foi a promoção da arte do encontro, do empreendedorismo onde se pode traçar novas metas e ainda resolver o que ainda precisa para dar passos largos quanto ao crescimento e da melhoria de vida de todos os agricultores. Foi um grande laboratório de desenvolvimento regional, concluiu.

Para Priscila Magalhães Lins, delegada do Sebrae o evento serviu para mostrar que o órgão também atua junto ao produtor no sentido de disponibilizar capacitação para a mão-de-obra existente na zona rural.

Ainda no evento, a Codevasf entregou às associações dos Irrigantes do Projeto Jaíba e a dos Irrigantes Remanescentes da Agrivale, o Centro social e de equipamentos agrícolas das quais também foram beneficiadas com a entrega de quatro máquinas agrícolas. No momento da entrega, a diretoria da Codevasf disse que o objetivo é resgatar a área de irrigação porque o foco da companhia é no homem do campo a fim de que só assim se promova o desenvolvimento sustentável regional.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por