(Agência Fotosite)
A tendência da roupa não gênero foi apelidada na moda de gender-bender e ganhou adeptos no Brasil, como é o caso de João Pimenta. E não é de hoje que o estilista mineiro radicado em São Paulo mistura elementos do guarda-roupa feminino em suas coleções.
Para a edição de inverno 2016 do São Paulo Fashion Week , ele flertou com as necessidades do consumidor e desenvolveu uma coleção elaborada em alfaiataria climatizada, assim apelidada para justificar roupas adaptadas para o inverno tropical do Brasil.
As peças foram desenvolvidas em fios naturais, como seda e lã, e as construção de alguns tecidos foram feitas em teares manuais. O jacquard de seda com cara vintage é de origem italiana. O primoroso trabalho de João Pimenta se estendeu da construção dos tecidos a detalhes preciosos na roupa, como desenhos de tucanos, araras, o café, e escudos de bandeira, e de imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Desordenar o dress code é a intenção do estilista, que misturou peças do homewear, como robe e roupão à roupas de black tie. A camisa tem transparência e bordado delicado de flores. A criação não tem limites para ele, que misturou ainda saia plissada com calça de alfaiataria, inverteu o fechamento do zíper em jaquetas, colocou babados na lapela de blazers e ponto de cruz no colete. E viva a liberdade de expressão!