Sisudo e sério durante os treinamentos, Felipão abdicou um pouco da postura de chefão na manhã desta quinta-feira para receber o jovem Leonardo Marques Tomé, de 17 anos. Fã de futebol e conhecedor das histórias de todos os atletas da "família Scolari", o garoto, que chegou ao gramado em uma cadeira de rodas, sofre de uma doença congênita chamada artrogripose (AMC), que causa fraquezas musculares, fibrose e problemas nas juntas dos quatro membros.
O garoto foi levado pelo apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, a pedido do treinador, segundo relato publicado na página oficial da CBF no Facebook. Ele chegou após o aquecimento para o treino da manhã e conversou com os jogadores e até brincou com o zagueiro Davi Luiz. Leonardo tem a doença desde que nasceu e tem no futebol uma das grnades alegrias na vida.
Jogadores e comissão técnica ficaram muito emocionados com a história e com a perseverança do garoto.
Felipão poupará jogadores em amistoso
Após os trabalhos, Felipão revelou à TV Bandeirantes que não terá todos os atletas disponíveis para o primeiro amistoso, que será realizado no dia 3, diante do Panamá, o penúltimo da equipe antes da Copa do Mundo, já que no dia 6 de junho, próxima sexta-feira, enfrenta a Sérvia, no Morumbi. A medida já havia sido antecipada como uma possibilidade pelo médico José Luiz Runco, em entrevista coletiva.
"Vamos seguir uma orientação do departamento médico. Alguns atletas poderão não jogar nenhum minuto de jogo e devem permanecer na Granja", disse.
Para o confronto em São Paulo, o treinador espera contar com quase todos seus atletas, mas ainda espera o duelo em Goiânia para fazer uma avaliação mais precisa.
"No segundo amistoso provavelmente terei 22 jogadores à disposição. Depois do primeiro jogo vamos avaliar quais têm melhores condições, quais podem melhorar fisicamente. Mas no geral estamos em situação muito melhor do que em 2002 na parte física", afirmou.
(*) Com Gazeta Press