A Fifa confirmou, nesta terça-feira (10), que o japonês Yuichi Nishimura será o dono do apito no duelo entre Brasil e Croácia, na próxima quinta (12), no Itaquerão, confronto que marca o início da Copa do Mundo. Para quem não se lembra, foi ele o árbitro da eliminação canarinho no Mundial de 2010, quando a equipe foi derrotada pela Holanda por 2 a 1. Ele será auxiliado pelos compatriotas e Toru Sagara e Toshiyuki Nagi, esse último o único que não participou daquele embate.
Nishimura ficou marcado para os brasileiros ao expulsar o volante Felipe Melo, aos 28 minutos do segundo tempo, após o camisa 5 canarinho dar um pisão no atacante Robben. Além do cartão vermelho, Yuichi amarelou o brasileiro Michel Bastos e os holandeses Van der Wiel, Heitinga, De Jong e Ooijer.
Integrante do quadro da Fifa desde 2004, Yuichi tem vasta experiência em jogos decisivos. Em seu continente, apitou diversos jogos de eliminatórias e fases decisivas da Liga dos Campeões Asiáticos, sendo eleito o melhor árbitro da Ásia em 2012. Em âmbito internacional, foi o quarto árbitro da decisão da Copa de 2010, além de comandar a decisão do Mundial de Clubes daquele ano, entre Internazionale e Mazembe. Em 2013, esteve no Brasil durante a Copa dos Confederações. Foi o juiz do duelo entre Espanha e Uruguai, ainda pela primeira fase.