
O segmento de utilitários-esportivos (SUV) tem expandido tanto que muitas vezes é difícil entender a estratégia de uma marca com tantas opções de jipinhos em sua gama. O Hyundai Kona é mais um utilitário da marca sul-coreana e foi projetado com foco no público jovem dos Estados Unidos e Europa.
Com 4,12 metros de comprimento, é cerca de 20 centímetros menor que o Creta fabricado por aqui (e praticamente inexiste no exterior), o que faz dele uma opção pouco aconselhável para casais com filhos, mas perfeito para motoristas recém habilitados que não demandam de muito espaço e curtem carrinhos descolados como o Nissan Juke.
Afinal, lá fora o menor SUV da marca é o Tucson, que se enquadra no segmento de médios e é careta demais para a rapaziada.
Visual
Com desenho arrojado, o Kona tem seguido a tendência do conjunto ótico em dois níveis, com faróis afilados na parte superior (para a chamada assinatura) e refletores de maior potência abaixo, como Fiat Toro, Citroën C3, dentre outros. Molduras em plástico e paleta de cores vibrantes completam a proposta jovial do modelo.
Por dentro o jipinho oferece pacote de conteúdo farto, com direito a partida sem chave, ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela de oito polegadas destacada (como no Mercedes-Benz Classe A e Fiat Argo), bancos em couro e head-up display para projetar informações, como no finado Peugeot 3008.
Sob o capô o Kona será oferecido com motores 2.0 de 150 cv, 1.0 turbo de 120 cv e 1.6 diesel, exclusivo para o mercado europeu. Já a transmissão é de dupla embreagem e sete marchas.