(AFP)
mortos deve aumentar, já que barcos do tipo costumam levar no mínimo 125 pessoas.
ano.
havia cerca de 500 pessoas no barco.
ANISTIA CRITICA ACORDO UE-TURQUIA
Desde que a União Europeia selou um acordo com a Turquia para a devolução de migrantes que chegam ao continente pelo mar Egeu, atravessadores vêm utilizando rotas mais arriscadas, como do norte da África até a Itália.
Segundo o pacto, todos os que chegaram a ilhas gregas depois do dia 20 de março serão levados de volta a Turquia a menos que consigam asilo na Grécia, país que poucos migrantes desejam permanecer. Para cada pessoa devolvida, a UE receberá um refugiado sírio alocado em acampamentos turcos. Além disso, o governo de Ancara receberá um auxílio financeiro de 6 bilhões de euros e terá as negociações para sua entrada na UE aceleradas.
Nesta sexta (3), a Anistia Internacional publicou um relatório em que critica a medida. Segundo a organização, solicitantes de asilo não tem proteção efetiva na Turquia, e a UE, na ânsia de conter a onda de refugiados ao continente europeu, vem fazendo vista grossa à real situação dos migrantes em território turco.
Segundo a Anistia, muitos dos refugiados que estão na Turquia não ganham assistência do governo, e alguns estão vivendo nas ruas.