Passado o ápice da crise econômica que assola o Brasil, a Unimed-BH voltou a respirar mais aliviada. Depois de reduzir em 5% a base de clientes em 2015, na comparação com 2014, a cooperativa registrou aumento no número de contratos em 2016, ampliando em quase 12 mil o número de novos usuários. O market share da empresa, ou a participação de mercado, foi a reboque e saltou de 49% para 53%, cravando de vez o pé na liderança do setor de planos de saúde em Belo Horizonte e cidades credenciadas.
Para 2017, a previsão é continuar na trajetória crescente e ampliar em 10% o faturamento, que fechou em R$ 4 bilhões no ano passado.
A melhoria nos números é ancorada em investimentos na própria rede da Unimed-BH, fator que aumenta a agilidade e a qualidade dos atendimentos, conforme justifica o diretor-presidente da empresa, Samuel Flam.
Recentemente, a cooperativa anunciou a aquisição do Hospital Infantil São Camilo, referência em atendimento a crianças e adolescentes. A intenção é aumentar de 100 para 150 o número de leitos do hospital.
Outro grande aporte feito pela rede, ainda em curso, é a construção de um novo hospital em Betim, com previsão de 300 leitos. Ao fim das obras, previsto para 2019, R$ 160 milhões serão investidos. “É uma grande obra. Queremos dar linearidade ao atendimento”, afirma Flam.
Além de hospitais, a Unimed-BH investe em centros de promoção à saúde. São grandes empreendimentos em que médicos cooperados de diversas especialidades prestam atendimento, mediante agendamento. O objetivo é aliviar os pronto-atendimentos (PA) e garantir aos pacientes uma consulta especializada. No Barreiro, foi iniciada, neste mês, a construção de um centro mediante aporte de R$ 12 milhões.
A rede também lançou um programa que permite ao cliente sair do consultório médico com autorização para exames, caso ele necessite de algum.
“Outro diferencial da rede é o Consultório Online. Pela internet, por meio de um computador ou até mesmo no celular, o paciente pode agendar consultas”, diz o presidente da rede. Ao oferecer uma gama de serviços e facilidades à população, Flam afirma que o crescimento da Unimed-BH atrai clientes de forma natural. E mais: ajuda no crescimento de Belo Horizonte e demais cidades de atuação da rede.
“Somos parceiros de quase todos os hospitais. Nossa ocupação nesses estabelecimentos gira em torno de 60%. Essas parcerias geram empregos, impostos e melhorias para a cidade”, diz.
Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH