Linha de crédito antecipada atrai clientes aos bancos de Moc

Jornal O Norte
24/07/2009 às 10:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:05

Janaína Gonçalves


Repórter

Para se livrar das dívidas, as pessoas estão antecipando o 13º salário, benéfico que é pago aos operários, funcionários e servidores públicos no final de cada ano. De acordo como o contador Charles Caldeira Veloso, essa antecipação é muito interessante, porque tem juros baixos, e torna acessível para a maioria dos servidores. Além disso, o dinheiro vem em uma fase em que a população está mais do que nunca endividada.

(foto: ADRIANA QUEIROZ)





Clientes procuram agências para antecipar benefícios.

Ele explica que esta é uma modalidade de empréstimo em que o cliente solicita o recurso financeiro, e este é colocado à disposição para utilizá-lo da forma como quiser. Normalmente, o dinheiro emprestado no crédito pessoal é depositado em conta corrente ou através de cheque nominal.

O contador alerta que esse tipo de procedimento exige tempo e pesquisa.

- É necessário que o interessado faça uma análise dos juros antes de efetuar o crédito – diz.

Para a funcionária da rede estadual Raimunda Silva Santos, da Vila Mauricéia, a proposta veio para amenizar a situação financeira em crise, de muitos trabalhadores que, por vários motivos, acumularam dívidas.

- Acredito que a antecipação de crédito é uma forma de ajudar a administração financeira – diz.

A aposentada Maria Gonçalves não acha que é um bom investimento, uma vez que é um dinheiro que servirá para fazer novos investimentos.

- Eu sou ex-funcionária do estado e pensionista, recebo automaticamente o 13º antecipado e acho que isso me prejudica, porque seria um dinheiro a ser usado no final do ano e, quando chega, não tem jeito, eu gasto mesmo – diz.

Os bancos oferecem várias propostas de pagamento com juros de 2,59 a 4,2 por cento. Essa linha de crédito dá a liberdade para que os clientes escolham a melhor e o banco mais acessível.

COMO FUNCIONA

O crédito pessoal é normalmente solicitado ou contratado na agência bancária, no departamento específico para isso ou com o gerente do banco, da financeira ou da cooperativa de crédito.

Em contato com gerentes de bancos de Montes Claros, eles informaram que para quem possui conta em banco, é comum ter acesso a limites pré-aprovados para obter o crédito pessoal. Este é debitado diretamente na conta corrente do cliente, e também pode ser pago através de boleto bancário ou carnê.

Por norma, os atrasos nos pagamentos do crédito estão sujeitos à cobrança de juros de mora de 1% ao mês. Além disso, multa de 2% sobre o valor em atraso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por