Lister Storm: A tempestade inglesa para Le Mans

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
10/08/2018 às 20:17.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:52

(Lister Cars)

Ingleses têm obsessão por desempenho que vai além do refinamento de marcas aristocráticas como Rolls-Royce, Bentley e Jaguar. Marcos, Morgan, TVR, McLaren e Lotus são alguns exemplos de busca por performance, num time que também inclui a marca do felino e a Aston Martin. Mas um dos ingleses mais brutos de todos foi o Lister Storm.

Desenvolvido no início dos anos 1990, o Storm foi um carro projetado para correr na categoria GT1 da FIA. A Lister era uma preparadora especializada em Jaguar, que tinha voltado ao mercado em meados dos anos 1980 e queria um carro para correr nas 24 de Le Mans. 

Para a construção do bólido ela recorreu ao imenso motor V12 7.0 da Jaguar, que foi ajustado para entregar cerca de 610 cv. Ao contrário dos demais carros que disputariam a categoria GT1 do FIA GT, com motores traseiros para obter melhor distribuição de peso, direção mais leve e melhor coeficiente aerodinâmico, o Storm teve o propulsor montado entre o eixo dianteiro e o cockpit devido ao trem de força herdado do XJS.

Com estrutura em alumínio e fibra de carbono, a silhueta do Storm está longe de ser exemplo de sensualidade. Mas mesmo assim a carroceria cumpria com dignidade suas obrigações aerodinâmicas e atingia máxima de 335 km/h na versão de rua e cerca de 320 km/h na GT, devido à imensa asa que o mantinha preso ao chão em altas velocidades.

Por exigência da FIA, para homologação foram feitas quatro unidades para uso urbano. Cada uma avaliada em 220 mil libras. A pr<CW8>odução teve início em 1993 e encerrou em 1994 devido ao custo elevado de produção e baixa expectativa de vendas. Outros dois foram construídos para correr.

Perseverança
A estreia aconteceu em 1995, nas 24 Horas de Le Mans. Naquele ano, a GT1 era a categoria máxima da prova com grid dominado pelo poderoso McLaren F1, que venceu a prova e ainda arrebatou terceira, quarta e quinta posições. 

Já o Storm pilotado pelo trio britânico Geoff Lees, Dominic Chappell e Rupert Keegan não teve a mesma sorte e quebrou na volta 41. No ano seguinte, ainda com Lees no trio de pilotos, o Storm terminou na 19ª posição. Depois de diversas decepções, o Lister Storm dominou a temporada de 2000 do FIA GT, com cinco vitórias e o título. 

Hoje suas raras unidades são vistas apenas em encontros como Goodwood e a Lister segue fazendo o que sabe melhor, preparar Jaguares.

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