Loja em BH vende franquias para todos os gostos e bolsos

Filipe Motta
fmotta@hojeemdia.com.br
18/09/2016 às 15:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:53

(WESLEY RODRIGUES)

Uma loja física onde é possível a escolha entre milhares de marcas para a abertura de uma empresa franqueada. Essa é a proposta da Loja de Franquia.com, do empresário Lucien Newton, que atua desde 2014 em Belo Horizonte.

“Desenvolvi uma forma de negócio única no mercado, baseada no sucesso de outras marcas”, diz Lucien, que afirma ter a única empresa com esse perfil na América Latina que, neste ano, também passou a contar com uma unidade na Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo. Nas lojas, existem franquias para todo o tipo de gosto e de bolso. Entre os destaques estão Bob’s, Habib’s e Wizard. O atendimento é feito por vendedores que passaram por formação em modelos de negócios e gestão financeira, explica Lucien.

A partir do território escolhido, do perfil vocacional e dos recursos disponíveis do interessado é oferecido um leque de marcas compatíveis com o que deseja o cliente. Após a escolha do comprador, com a venda concretizada, o cliente é posto em contato com a marca escolhida.

O processo de compra é delicado e envolve, em média, cerca de três meses de negociações. E mesmo com a análise de perfil sendo gratuita, apenas três em cada 100 pessoas que entram na loja fecham o negócio. “É uma venda muito complexa, baseada em muita informação. Como são mais de 3 mil marcas, conseguimos direcionar a escolha, direcionar o candidato na análise de mercado, financeira, jurídica”, diz Lucien.

Ainda assim, o empresário vê grande diferencial na possibilidade de negociação presencial com os interessados em abrir uma franquia. “A loja física serve para gerar a curiosidade, conhecer o negócio. Ela posiciona a marca. Acaba fascinando como marketing. Além disso, a conversa cara-a-cara e a facilidade de acesso são fundamentais”, avalia.

Até agosto, a Loja de Franquia.com já havia vendido 40 franquias, com um valor médio de R$ 180 mil cada. O lucro da empresa vem da remuneração das marcas quando o negócio é fechado. O processo de elaboração e análise do perfil vocacional dos interessados é gratuito. Em julho, o grupo bateu recorde de vendas, com 11 franquias vendidas no mês, envolvendo R$ 2,5 milhões nos novos investimentos. Este ano, houve crescimento de 45% nas vendas do primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2015.

Empreendimento também auxilia na revenda de lojas

Além da venda de novos negócios na loja física, a Loja de Franquia.com também atua com a formatação de empresas que buscam vender o seu modelo de negócios em franquias – ramo que corresponde a 50% do faturamento do grupo. Essa atividade, na verdade, foi o que manteve a empresa operando nos primeiros meses de negócios, em 2014, explica Lucien Newton. “A formatação representava 80% do negócio. Um diferencial é que a gente é única empresa no mercado que faz formatação e que já atuou na gestão de uma grande rede”, diz.

 O empresário faz alusão ao tempo em que trabalhou no franchising da Localiza, onde passou 12 anos e ajudou a estruturar a área internacional do segmento. “Eu nasci dentro do contexto da franquia. Meu pai foi sócio fundador da franqueadora da Localiza e isso me ajuda bastante a entender e me relacionar no setor”, diz.

Hoje, a loja também atua na gestão das redes para as quais ajuda a atrair clientes, reduzindo custos e estrutura de funcionamento. E para quem quer investir, ele lembra do crescimento de 8,1% do setor no primeiro semestre de 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.

“Setenta por cento das franquias que vendemos foram formatadas por nós. Preparamos a empresa para que ela possa crescer com franquias”Lucien NewtonProprietário

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por