Longo caminho entre a escolha e a final no Rio de Janeiro

Bruno Moreno - Hoje em Dia
Publicado em 13/07/2014 às 09:16.Atualizado em 18/11/2021 às 03:21.

Desde a década de 1980 o Brasil tentava sediar a Copa do Mundo. Após algumas tentativas frustradas, em 2003 a candidatura voltou a ser cogitada. Com a desistência de Colômbia e Argentina, finalmente, em 2007, a Fifa aceitou o pedido do país, fruto de um acordo entre a CBF e governos federal, estaduais e municipais.

A partir de então, o Brasil nunca seria mais o mesmo. Foram investidos R$ 25,6 bilhões para receber os visitantes na primeira Copa na América do Sul desde 1978, quando o Mundial foi disputado na Argentina.

Com a certeza de que receberia o torneio esportivo mais importante do planeta, 18 capitais brasileiras começaram a disputar para serem sedes, mas apenas 12 foram selecionadas. A divulgação das contempladas ocorreu em maio de 2009, e todas as cidades que têm tradição no futebol estavam presentes, à exceção de Belém e Goiânia.

A partir de então, as cidades começaram a se preparar, organizando os projetos necessários ao Mundial. Em Belo Horizonte, o desafio era modernizar o Mineirão, sem prejudicar os times capital. A solução adotada foi reconstruir o estádio Independência, mas a obra demorou tanto que foi preciso reformar a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para que os clubes não ficassem sem campo para mandar seus jogos.

Assim, o estádio do Horto foi reinaugurado no dia 25 de abril de 2012, enquanto o Gigante da Pampulha reabriu seu portões em dezembro do mesmo ano, mas só recebeu jogos no início de 2013.

Por ter sido o segundo estádio da Copa a ser entregue, o Mineirão foi uma das arenas mais testadas, com a realização de dezenas de jogos e shows, como os de Paul McCartney e Elton John. Além disso, o estádio recebeu jogos da Copa das Confederações, em 2013.

Eliminatórias

Enquanto isso, com o Brasil já classificado, o mundo inteiro disputava uma vaga para vir à Copa 2014. Em julho de 2011, no Rio de Janeiro, foi realizado o sorteio da disputa das Eliminatórias do Mundial, com a participação de seleções de todos os continentes.

Nas Eliminatórias foram disputadas 820 partidas, com 2350 gol a favor e 5.705 jogadores envolvidos.

Dúvida

Durante todo o processo de preparação do Brasil para a Copa, sempre houve a dúvida se o país conseguiria realizar um bom Mundial, tanto dentro quanto fora de campo.

Pairavam incertezas se as obras ficariam prontas a tempo, e se a seleção de Felipão conseguiria conquistar o hexacampeonato.

De certo, a Copa, apesar de alguns desajustes, ocorreu sem grandes problemas, neste último mês. Mas, em campo, a Seleção decepcionou os torcedores num jogo que entrou para a história do Mineirão e de Belo Horizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por