Um homem de 42 anos quase teve a mão amputada após sofrer um acidente com uma máquina de fabricar bobinas no trabalho, em Orleans, no Sul catarinense. Para evitar a perda completa do membro, o auxiliar de produção, que é destro, teve a mão esquerda costurada no abdômen. Ele perdeu dois dedos.
Após ser socorrido pelos bombeiros, ele foi levado para o hospital e os médicos constataram que ele havia sofrido uma lesão chamada "desenluvamento". Nesse caso, a pele é removida, mas ossos e tendões permanecem preservados. A cirurgia, que coloca a mão dentro do abdômen serve para salvar o membro e evitar necrose. O procedimento foi realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), na Fundação Hospitalar Santa Otília, único hospital de Orleans.
O auxiliar de produção deve ficar com a mão assim por cerca de 42 dias para garantir o bom desenvolvimento de um novo tecido capaz de receber enxerto de pele. Mesmo assim, é possível fazer alguns movimentos, que podem ser percebidos por baixo do abdômen, e evitam a rigidez da mão.
Durante esse tempo, ele terá que ser acompanhado por médicos semanalmente. A expectativa é que depois da recuperação, a mão seja funcional, permitindo ao paciente dirigir, comer, e realizar outras atividades, mas ela será menos sensível.