Mais uma vez o Frigorífico Independência fecha as portas

Jornal O Norte
06/07/2010 às 09:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:32

Ricardo Guimarães


Colaboração para O NORTE

Depois de muitas reuniões e negociações com credores, o Frigorífico Independência parecia ter tomado novamente os eixos. Mas, para  infelicidade dos pecuaristas, a empresa que tem uma unidade no Norte de Minas, na cidade de Janaúba, fechado o frigorífico novamente. A notícia foi dada pelos seus diretores ao presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Quadros Laughton, que também é o representante, para assuntos relacionados ao frigorífico, da Faemg – Federação da agricultura e pecuária do estado de Minas Gerais.

Segundo Ricardo Laughton, os abates estavam paralisados e a direção do frigorífico havia dado como certo o retorno para o dia 05 de julho, o que não ocorreu. A expectativa é de que o frigorífico volte a abrir no mês de janeiro de 2011. Enquanto isso, a direção tenta negociar a planta do terreno do Independência. O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros buscou mais informações sobre o pagamento aos credores (uma dívida, na região, de aproximadamente R$ 18 milhões) e foi informado de que uma nova posição da direção do frigorífico será informada em breve.

O fechamento do frigorífico significará a perda de oportunidades e renda para vários produtores do Norte de Minas. O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Laughton, externou sua opinião a respeito do novo fechamento: “É uma perda enorme para a região, que produz gado da melhor qualidade e que vem sendo visto durante os leilões da Expomontes 2010. Mais uma vez é um prejuízo enorme para a classe rural. Vamos desde já nos esforçar junto às autoridades para que um grupo mais comprometido assuma o frigorífico”.

A unidade de Janaúba empregava cerca de 300 funcionários e o abate (em seus tempos áureos), chegou a 1.000 cabeças por dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por