Mamona que vale ouro no Norte de Minas

Jornal O Norte
04/09/2008 às 10:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:42

Da Ascom/Emater

A parceria da Emater-MG- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais com a Petrobras, no Programa Nacional de Biocombustíveis, já vem dando resultados positivos. Depois da colheita de 10 toneladas de mamona, no município de Claro dos Porções, norte do estado, agora é a vez de Ubaí, na mesma região, comemorar a produção de 30 toneladas de mamona (sem beneficiar).

Segundo o extensionista local, Márcio Ozael Mendes Antunes, que avalia como bom o resultado, a colheita deste ano superou a expectativa e deixou 25 agricultores bem satisfeitos. - Apesar da estiagem, conseguimos uma boa produção, acredito que nas próximas safras, o número será melhor, prevê. De acordo com Márcio, a oleaginosa será vendida para a Petrobras, a R$ 0,88 o quilo. Até o momento, a Emater-MG cadastrou 125 agricultores familiares do município, no programa.

O convênio entre a Emater-MG e a Petrobras, assinado em dezembro de 2007, garante assistência técnica a cerca de 15 mil agricultores familiares, em 100 municípios mineiros, para o cultivo de mamona e girassol. De acordo com o diretor técnico da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, o convênio tem duração de 3 anos e isso garantirá que a usina obtenha 30% de sua matéria-prima, oriunda da agricultura familiar. -A Emater-MG disponibilizou uma equipe exclusiva de 72 extensionistas para prestar assistência técnica a esses agricultores de modo a garantir qualidade à produção, no tempo necessário - informou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por